amigos

Já parou pra pensar na expressão: “Amigo mais chegado que um irmão” (pv. 18.24b)??? Pois é… Eu não tinha parado para pensar nisso até agora… Sempre achei que este irmão de quem provérbios fala, seria nosso irmão de sangue e que o amigo é mais amigo do que alguém do seu próprio sangue, mas que incrível pensamento veio à minha mente… Não é bem isso!

Dentro da igreja (Corpo de Cristo), somos (ou deveríamos ser) uma família… E esta família é composta de muitos irmãos, que não necessariamente são amigos. Pois o que eu imagino que provérbios quer nos mostrar é que devemos buscar esta comunhão que existe entre amigos, no meio dos irmãos. 

Pode parecer uma “revelação” bem simples e até mesmo não falar de vitórias, milagres e bençãos, mas o próprio Deus, em João 15:15 fala: 

Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai.

Isto há de ter um peso em nossa vida, porque Ele poderia dizer simplesmente que nos chama de filhos (trazer o grau de parentesco para o mais próximo possível), mas Deus prefere dizer: AMIGOS. Um amigo é alguém em quem você escolhe colocar a sua confiança. É alguém que você escolhe amar. E Deus faz isso conosco. E nós, como Sua imagem e semelhança, devemos buscar fazer o mesmo. 

Este é um assunto que me incomoda bastante porque eu tenho um milhão (exagerada) de amigos fora da igreja, pessoas que conhecem o meu jeito, pessoas que sabem as musicas que ouço, o que como, quais são os meus hobbies… E existem pessoas na minha igreja local que não sabem sequer que estive com algum problema durante a semana… Pessoas que só me veem aos domingos, mas que automaticamente eu viro para elas e digo: Deus te abençoe e tenha uma semana de vitória!! Não, eles não são meus amigos, e isso é mau! 

Que possamos mudar esta triste realidade.

Eu em mim… Você em você!

 

amiguemo-nos

Deixe um comentário

