moral

As pessoas gostam de dar lições de moral umas nas outras. Desde sempre. O senso de moralidade é algo extremamente subjetivo neste mundo. Por isso devemos seguir os padrões bíblicos. Porém estes tem um e um problema apenas. A doutrina dos homens. Esta é regida por um grupo ou comunidade, chamado “igreja” (visível, diga-se por sinal), que entende o sentido de moralidade bíblico de acordo com sua interpretação e o projeta para a convivência dos demais. Uns acreditam que mulher não deva sequer falar na igreja, usar saiote, cabelão… Outros já anulam essa parte e acreditam que tudo é pela graça e são mais laissez-faire... A grande questão é que até ai tudo bem se a consciencia não condenar e esses indivíduos se sentirem a vontade e praticantes do verdadeiro evangelho… em Termos. Quem segue tão rigorosamente uma certa doutrina, ainda que ela seja “mascarada” de estilo de vida cristão… mas não é, acaba se tornando religioso e pre-julgador das atitudes alheias. Passei por isso, três vezes. Uma, em uma igreja tradicional... eu não sabia nada de bíblia e vivia o tradicionalismo, dividindo a vida em mundano e cristão de uma forma extremamente sutil. Duas, em uma igreja alternativa… meus hábitos mudaram, fiquei mais “centrada no reino” porém descolada na forma de falar, de agir com as pessoas…. mas infelizmente me cerquei de um milhão de “não podes” que me afastaram de pessoas “normais” e perdi grandes oportunidades de trazê-las ao conhecimento da Verdade. Três, quando eu me aventurei a ir para a Russia (é, ela de novo), e lá vivi em uma comunidade cristã isolada (a princípio)…. Formulamos hábitos em comum, de acordo com a palavra de Deus, é verdade, mas viviamos em uma comunidade em que os comportamentos eram comuns. A união das três me aprisionou. Muito. Não pode usar isso, não pode falar isso, não pode, não pode, não pooooooooooode… Implicitamente. É claro que na terceira delas, aprendi que devo dar lugar a graça e que minha alma é guiada pelo Espírito Santo. Ficou confuso porque todas me ensinaram isso, mas na terceira eu realmente aprendi a viver isso. Só que o perigo é que sem querer, mas sem querer mesmo, me tornei prisioneira dos meus não podes…. E vivi algumas situações de aparência quando na verdade, dentro de mim o meu coração não parou de desejar o oposto…. Explico: Roupa: Gosto de usar camiseta. Mas ai descubro que meu braço é sexy e meu irmão está me desejando por isso. Daí paro de usar camiseta por amor a ele. Mas dentro de mim ficou algo gritando querendo a camiseta. Até ai é a guerra normal da carne X espírito. MAS o problema é quando você é prisioneiro deste querer tendo crises de fé, de vida cristã, por causa da bendita camiseta. Você não é livre. Aquele tabu criado, porque o irmão não é curado de ser tarado e você tem o braço sexy, não te deixam livre para olhar isso com naturalidade. Não estou falando de libertinagem… mas NATURALIDADE – LEVEZA – LIBERDADE. E aí o risco, você prejulga todo mundo que usa a bendita camiseta, porque ela agora é o SEU maior problema. Por quê você não implica com a forma como você pensa? POrque o pensamento está escondido. Mas é ai que quero chegar (ufa!)… O seu pensamento é livre em Deus, para usar o que quiser e fazer o que quiser (com as restrições biblicas e não doutrinárias), de forma que Ele, que é o que pode sondar sua mente e coração, não te condena com tais ações?

Falei isso porque tenho sido chamada atenção dos três grupos, cada um a sua maneira, sobre vários aspectos da minha vida. Mas será que três visões diferentes da mesma Palavra, são a VERDADE, ou eu deveria, por consciência no Espírito, saber a VERDADEIRA VERDADE??

Confuso? Imagina pra mim… Pensei nisso andando de bicicleta… com o espírito LIVRE.

Lembre-se que quando você está só, só estão você e Ele. Encare-se e veja se Ele fala alguma coisa.

#oremos

2 comentários em “moral

  1. Acredito que seja normal pelo menos uma vez na vida um cristão passar por isso…depende a maneira como nos portamos diante essa situação…. como lidar ???? Interessante falar sobre isso,já que é tão difícil se conversar sobre isso apesar de ser normal acontecer…

Deixe um comentário

