legado

DEIXANDO UM LEGADO – PAUL WASHER

Genesis 18.16

Temos a responsabilidade de estudar a palavra de Deus e a conhecer muito bem, a vontade de Deus e ensinar a nossa esposa e nossos filhos a palavra de Deus.

Hoje em dia praticamos um socialismo cristão. O socialismo é quando damos ao governo as responsabilidades que nós não temos a capacidadde de fazer… assim é com a igreja, mandamo-os à igreja para que a igreja os ensine. A igreja tem o ministério de ensino, mas também o homem.

Abraão era o patriarca e muito importante, mas sua responsabilidade principal era ensinar a sua familia a palavra de Deus.

Esdras 7.10 – podemos dizer o mesmo acerca de nós mesmos.

Homens, vocês querem que seus filhos sejam cirstaos? Que sejam morais?

Quanto tempo em cada dia você está estudando a palavra de Deus?

Quanto tempo está dedicando a ensinar, sentar com sua esposa e ensina-la a palavra de Deus?

Você pode dizer: “Eu não tenho o dom de mestre”

Nao importa, mas a biblia manda você instruir na vontade de Deus. Atualmente os homens não estao assumindo a sua responsabilidade.

“Eu nao estudo muito a palavra”. Entao eu te digo: arrependa-te!

“Eu não fico falando muito com a minha esposa sobre as coisas de Deus”: arrependa-te!

“Eu não tenho muito tempo para ensinar aos meus filhos”: arrependa-te

– Eu nao estou aqui so para ensinar, mas para ver Deus na sua vida.

Vivemos em um mundo caído… um mundo que tem mais influência em nossos filhos do que nós mesmos… ele vai ao colégio onde vai encontrar ensinos imorais, e eles ficam como que 12 anos na escola e depois para a universidade em que aprende doutrinas antibiblicas.

Por exemplo: um menino nasce e quando tem 22 anos, tem recebido mais ou menos 16 anos de pensamento secular e humanista… também, por meio da televisão mais ou menos 15 mil horas de pensamentos antibiblicos e menos que 500 horas de instrução na biblia, na igreja… e na familia, quase zero.

Deuteronomio 6.4,5,6,7 – a bíblia está nos ensinando que como homens de Deus, nossa vida deve estar saturada na palara de Deus. Nossa casa deve ser um lugar onde se escuta constantemente sobre a palavra de Deus… onde o pai e a mãe devem ser exemplos de pessoas que amam a Deus com toda a sua mente, com toda a sua força…

A responsabilidade principal de um homem é a sua esposa, amá-la como Cristo amou a igreja, ensiná-la a palavra de Deus, sentar-me com ela para orar diariamente, se preocupar com ela…

Eu tive que deixar uma parte do meu ministério porque não tenho tempo para cumpri-lo.

Eu tenho a responsabilidade de instruir meus filhos, brincar com eles, ser a maior influência em suas vidas… uma casa cheia da palavra de Deus. Mas o que vemos nas casas chamadas evangélicas, uma casa cheia de ruído de televisão… como desague (esgoto) entrando em nossa casa, corrompendo a nós mesmos.

Os jovens são influenciados pelo mundo e não pela palavra: sua maneira de falar, de vestir, de pensar, porque muitas vezes, nós pais, somos iguais. Se queremos que os nossos filhos passem mto tempo diante da palavra de Deus, NÓS devemos passar muito tempo diante da palavra de Deus. Se queremos que eles estejam afastados do mundo, NÓS devemos estar afastados do mundo.

Deus nos chama para sermos um povo completamente diferente que o mundo.. mas muitas vezes entramos em uma igreja e não temos muita diferença…

Mas numa casa é pior: o esposo está muito ocupado, a esposa também, os filhos descuidados. Durante a reforma (protestante), especialmente entre os puritanos, os pais viram a necessidade de estudar com seus filhos. Usaram o catecismo (procure na internet o Catecismo Batista de Westminter ou de Charles Spurgeon que é baseado no primeiro). Mas no dia de hoje, nós temos dado esta responsabilidade a igreja. Nós temos que voltar aos mandamentos das escrituras. Se queremos filhos cristãos, então, como pais devemos ser o exemplo, mas não podemos ser a menos que nos dediquemos ao estudo das escrturas e viver a elas.

Efesios 6.4 – “mas cria-os na disciplina…” o pai tem a responsabilidade de ensinar aos seus filhos. Na igreja temos escola dominical (quando temos e quando nós pais mesmos frequentamos). Gastamos dinheiro na igreja para organizá-la, trabalhamos bastante para melhorá-la… mas não há nenhum lugar na palavra que diz que devemos ter uma escola dominical… mas que os pais devem ensinar os seus próprios filhos.

Quanto dinheiro investimos em material que nos ensina isso? nada! quantas conferências? nada!

Estamos encontrando outra maneira de fazer isso… não estamos bem.

Pensamos que a igreja está bem porque nos domingos temos bastante gente, porque a música está boa… vamos saber se a igreja está boa através de irmos as casas e ver como funcionam. Agora o que vamos fazer é ficar no livro de Efésios e falar sobre casamento.

Efésios 5.22 – Deus tem uma ordem na família. Que na verdade o homem é o cabeça, o líder da família.

O que significa ser cabeça? Somos reis? Somos líderes? Como cesar, ou como Cristo?

Cristo, sabendo que tinha toda a autoridade, o que fez? lavou os pés dos seus discípulos…

Na minha familia sim, tenho autoridade, mas uso-a para SERVIR à minha familia e não para receber dela. Tenho que liderar a minha família para o bem-estar de minha esposa e meus filhos. como esposo tenho que viver uma vida de sacrificio. Homem, te digo, é muito dificil ser homem, tem que acordar cedo, tem que trabalhar, estamos cansados, depois regressamos a casa para descansar? Não! Eu tenho filhos bem pequenos, os filhos pertencem a minha esposa enquanto eu estou trabalhando fora, mas pertecem a mim até que durmam a noite… porque não me viram o dia inteiro… é minha responsabilidade! Até que durmam. E depois que dormem, a minha responsabilidade é a minha esposa, ver como está, orar com ela, ensinar a palavra e ai… a cama… Mas é a nossa responsabilidade.

v. 23 – cabeça da igreja. salvador da igreja. O esposo é a cabeça de sua esposa, mas também deve ser seu salvador.. bom, cristo é o unico salvador e o esposo não é um mediador, mas o homem deve viver de tal forma a promover a obra de salvação na vida de sua esposa, em sua santificação.

Se eu ando demandando meu direito como cabeça, a miha esposa se rebela, mas se eu me dedico a servir a minha esposa, então ela responde com o desejo de bendezir-me também.

Temos que viver com o propósito de bendizer a nossa esposa. Veja o que a biblia diz, nos amamos a Cristo porque Ele nos amou primeiro. Nós somos a noiva de Cristo. A noiva ama ao esposo porque o esposo a amou primeiro. Homem é um princípio bíblico. Quer que tua esposa te ame, então tem que ama-la de verdade, com obras práticas.. servindo-a.

E se entregou a si mesmo por ela  – a biblia diz que com ela sou uma só carne, nem com os meus filhos eu tenho este tipo de relação. Ela e eu somos um. Significa que minha esposa tem que ser a pessoa mais importante em minha vida.

Se eu amo a minha esposa mais que nenhuma pessoa da terra, meus filhos estarão muito felizes, porque verão que o matrimonio está bem…: “ veja como papai ama a mamae…”

Muitas vezes a mulher ama tanto a seus filhos e tem uma relação tão íntima com eles porque o marido não a está amando como deve amar e ela está tratando de receber dos filhos o que deve receber de seu esposo. Por isso, às vezes, quando a mãe tem um filho e ele tem 22 anos e chega uma menina para casar com ele, a mãe se coloca como o diabo, porque a menina o está roubando de sua fonte de amor.

Nós temos que ver o que dizem as escrituras: devemos amar e nos entregar por ela.

1- esposo

2- pai

3- empresário

Quando eu digo que o esposo deve servir a esposa, não significa que ele deve fazer tudo o que ela quer, nem dar tudo o que ela quer… O homem deve se entregar a esposa para santificá-la. Como homem eu tenho que ser um exemplo e tenho que servir para que ela cresça em sua conformidade em Cristo. Devo ter um ministério de ensino com minha esposa. Eu devo sentar-me com ela, um tempo fixo. E devo ensinar-la e compartilhar a palavra…. conversando… e depois, orando, quizas memorizando juntos, crescendo juntos…

Os dois serão questionados diante de Deus…

Temos que apresentá-la como uma mulher a imagem de Cristo. Santificação de esposa.

IMPORTANTE: o homem e a mulher são diferentes. O homem não é uma pessoa que conversa, não necessita sentar e conversar , mas é uma necessidade dela. Precisa sentar com ela, só com ela, somente com ela e não com o time de futebol juntos,… nem com os filhos, só com ela, conversando, compartilhando, a palavra de Deus. É incrível que quando um casal se senta junto falando sobre a palavra de Deus como as coisas saem bem… Os dois aprendem… Ela fa de suas necessidades e você homem aprende a falar com ela…

A fim de apresentar a si mesmo como uma igreja gloriosa e sem manchas… v 27: quando um esposo vem ao meu escritório, eu frequentemente pergunto: “Quanto tempo está investindo na santificação de sua esposa? Geralmente a resposta é: Nada!

Entao não tem do que se queixar… a mesma coisa o filho… quanto tempo investe na sua santificaçã??

É nossa responsabilidade, não estou ensinando algo novo, mas algo biblico e vamos ter que dar conta a Deus. Estou pregando com paixão porque  sei que não ouvistes antes.

É um aviso do Senhor, temos que mudar nossa maneira de vier: deixar uma família biblica.

Se amo a meus filhos e quero que eles tenham uma vida boa, então vou amar a sua mãe…

Eu devo ser o exemplo dos meus filhos!

Quão preciosos são os seus filhos, mas muitas vezes, por falta de conhecimento não sabemos como responder…

Nos Eua, duas gerações atrás, mais ou menos 1930, as pessoas não tinham nada.. e eles diziam: quero trabalhar para dar aos meus filhos coisas que eu nunca tive! Mas foi quando eles não tinham nada que o caráter deles foi formado!

Deus não te chamou para dar mais coisas aos seus filhos, mas para dar-les um LEGADO. Uma filha pura, inocente, bíblica, um filho puro, inocente, nobre. É tua responsabilidade.

Agora, v.28 – há uma enfermidade (que eh um pecado) de pessoas que se cortam… um homem que faz danos a sua mulher é como um homem que se corta… fazer danos a sua esposa, é fazer danos a si mesmo.

Olhe para a sua própria vida: Cristo te faz danos? Não, Ele está sempre trabalhando para te santificar. Nossa esposa vai falhar e às vezes ter um caráter que não é conforme Crsito, mas temos que ensinar.

Propósito do Casamento: Um jovem veio a meu escritório: quero me casar com Ana! Eu disse: senta! porque? Resposta: “Porque ela é bonita e porque somos compatíveis… e podemos conversar, e eu me sinto bem com ela….

Então o que me estás dizendo é que ela supre todas as suas necessidades egoíistas e egocentricas… !?

O que vai acontecer quando ela não for mais bonita? O que vai acontecer quando você for conversar melhor com sua secretaria? vai deixa-la?

Não casamos para suprir as necessidades! Nem para completar as nossas necessidades! É um chamado. É algo que o Senhor nos tem dado. É um chamado IRREVOGAVEL!

Um chamado a dar a minha vida a Sua filha (filha de Deus, a minha mulher)!

E se ela tem um acidente e sua cara é deformada? Para onde vai a beleza?

Se ela se porta como Cristo.. amem… Se ela se porta como um demonio, amem,… amando, perdoando, consertando…

Outra coisa: hoje em dia, temos uma idéia muito mundana do que é o amor… o amor não é um poder que nos controla, mas uma manifestação da vida de Jesus Cristo dentro de nós, e uma decisão de obediência que temos que tomar…

Sites de relacionamento… parceiros compatíveis… essa não é a vontade de Deus. O propósito do matrimonia Romanos 8.28.

Muitos recém casados dizem: “Essa pessoa é taaaaao diferente.. ai, cometi um erro”, mas lembre-se: Não foi o Senhor que fez tudo isso! O Senhor vai te dar uma mulher que é forte nas áreas onde ela tem que ser forte para que você não seja tentado, nas áreas que não pode suportar. Mas o Senhor vai te dar uma esposa que não tem muitas das coisas que gostas mais, ela vai falhar em muitas das áreas onde na verdade não queres que ela falhe. Porque para ser como Jesus você tem que praticar uma coisa muito importante, amor sem condições!

Como podes amar sem condições se você tem uma esposa que cumpre TODAS as condições???

Pensem nestas coisas! Vamos viver para as coisas eternas!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s