hermenêutica

Sao apenas 13 pontos que valem a pena serem lidos e analisados! Aproveite!!!

1.¬†A B√≠blia √© a autoridade absoluta.¬†√Č imposs√≠vel interpretar a B√≠blia corretamente sem a convic√ß√£o de que toda a B√≠blia ¬†√© a Palavra de Deus. N√≥s n√£o temos o direito de rejeitar certas partes da B√≠blia porque elas se op√Ķem √†s nossas tradi√ß√Ķes, opini√Ķes, ou estilos de vida.

2.¬†O¬†Esp√≠rito Santo √© o melhor professor da B√≠blia.¬†O Senhor Jesus disse que enviaria o Esp√≠rito Santo para guiar a Igreja em toda a verdade (Jo√£o 14:26; 16:13) e sem Sua ilumina√ß√£o √© imposs√≠vel entender a B√≠blia (I Cor√≠ntios 2:14). Isso n√£o significa que em ‚Äúnome do Esp√≠rito Santo‚ÄĚ temos o direito de desviar do que est√° escrito na Palavra ou acrescentar algo a ela. Apenas o que est√° escrito na B√≠blia pode ser afirmado como doutrina. Nossos sentimentos e emo√ß√Ķes t√™m pouco valor na formula√ß√£o de uma f√© b√≠blica.

3.¬†A pr√≥pria B√≠blia √© o seu melhor coment√°rio.¬†Quando n√≥s n√£o podemos entender a interpreta√ß√£o de uma parte da B√≠blia ou queremos alargar nossa compreens√£o dela, n√≥s devemos buscar explica√ß√Ķes em outras refer√™ncias B√≠blicas.

4.¬†A B√≠blia n√£o se contradiz:¬†Portanto sempre deve haver harmonia em nossas interpreta√ß√Ķes de textos diferentes. Se nossa interpreta√ß√£o de um texto contradiz a interpreta√ß√£o de outro, ent√£o estamos errados.

5. Textos incertos [difíceis] devem ser interpretados através de textos claros [fáceis]. Aqueles textos que a interpretação não é muito clara devem ser interpretado à luz dos textos, que podem ser entendidos claramente.

6.¬†A gram√°tica determina a Interpreta√ß√£o.¬†O texto ou verso que estamos estudando tem somente uma interpreta√ß√£o correta e √© aquela na qual est√° de acordo com a gram√°tica (o que est√° escrito). Mesmo se o texto possa ter v√°rias¬†aplica√ß√Ķes,¬†ele tem¬†apenas uma interpreta√ß√£o correta¬†e √© aquela que est√° de acordo com o que est√° escrito.

7. O contexto é importante. A Bíblia é como um quebra-cabeça no qual é impossível interpretar somente uma peça sem um entendimento geral de todas as outras. Cada palavra deve ser interpretada no contexto da frase, cada frase no contexto do parágrafo, cada parágrafo no contexto do livro e cada livro no contexto da Bíblia inteira.

8. As palavras são importantes. Deus escolheu palavras para nos comunicar Sua palavra. Portanto é importante determinar o significado de cada palavra.

9. A interpretação simples é normalmente a melhor. A Bíblia não foi escrita para teólogos ou místicos, mas para o homem comum. Apesar de haver alegorias, metáforas e símbolos na Bíblia, devemos buscar a mais simples interpretação.

10. O Velho Testamento deve ser interpretado à luz do Novo. Para o Cristão, o Novo Testamento determina a aplicação do Velho Testamento em sua vida. Um bom exemplo é a doutrina do Espírito Santo. No Velho Testamento, Ele poderia ser retirado dos crentes (Sl. 51:11), mas no Novo, ele permanece eternamente com ele (João 14:16-17).

11.¬†A interpreta√ß√£o n√£o deve ir al√©m da revela√ß√£o das Escrituras.¬†O que a B√≠blia n√£o explica n√≥s devemos aceitar como um mist√©rio. Se formos al√©m ‚Äúdo que est√° escrito‚ÄĚ corremos perigo de formar falsa doutrina.

12.¬†O Objetivo √© a exegese.¬†A palavra¬†exegese¬†vem do verbo Grego¬†exegeisthai¬†[¬†ex=fora/ hegeisthai=conduzir ou guiar¬†]. Quando interpretamos as Escrituras devemos extrair o verdadeiro sentido do texto e a todo custo¬†devemos evitar¬†ler textos a qual¬†eu acho¬†que ele pode significar.¬†Devemos evitarinterpretar a B√≠blia de acordo com nossas pr√≥prias presun√ß√Ķes ou ideias preconcebidas. Nossas presun√ß√Ķes s√£o como √≥culos coloridos que destorcem nossa vis√£o das Escrituras.¬†Devemos nos esfor√ßar¬†para retirar nossos √≥culos e ver o texto como ele √©. Esse √© o maior trabalho do estudante da B√≠blia.

13.¬†Nossa interpreta√ß√£o pessoal deve ser comparada com a da Igreja.¬†Nos √ļltimos 2000 anos, te√≥logos dedicados, pastores e outros Crist√£os estudaram as Escrituras. Devemos comparar nossas descobertas com a deles. Se nossa interpreta√ß√£o n√£o √© encontrada entre os dedicados Crist√£os da hist√≥ria, possivelmente estamos errados. N√£o deveria haver ‚Äúnovas descobertas‚ÄĚ na doutrina Crist√£. Judas refere √† f√© Crist√£ com aquele que foi ‚Äúde uma vez por todas‚ÄĚ entregue aos santos (Judas 1:3). [1]

[1] n.t.: com isso Paul Washer não está dizendo que a tradição possui autoridade igual ou superior ao das Escrituras. Concordamos com a Declaração de Cambridge que diz:

‚ÄúReafirmamos a Escritura inerrante como fonte √ļnica de revela√ß√£o divina escrita, √ļnica para constranger a consci√™ncia. A B√≠blia sozinha ensina tudo o que √© necess√°rio para nossa salva√ß√£o do pecado, e √© o padr√£o pelo qual todo comportamento crist√£o deve ser avaliado. Negamos que qualquer credo, conc√≠lio ou indiv√≠duo possa constranger a consci√™ncia de um crente, que o Esp√≠rito Santo fale independentemente de, ou contrariando, o que est√° exposto na B√≠blia, ou que a experi√™ncia pessoal possa ser ve√≠culo de revela√ß√£o.‚ÄĚ

O que Paul Washer quer dizer √© que Deus deu √† Igreja mestres fi√©is as Escrituras e que devemos nos atentar ao seus ensinos. Contudo, em √ļltimo quesito, todo ensino deve ser fundamentado sobre as Escrituras e n√£o sobre a autoridade de qualquer pessoa. E da mesma forma, somente as Escrituras devem ser usadas para convencer o crente das doutrinas b√≠blicas e n√£o ‚Äúfulano disse‚ÄĚ.

by Paul Washer@

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