pecado

O pecado que tão de perto nos rodeia. Já tem uma solução: a sujeição total ao Senhor através da mortificação da nossa carne. Terminei o livro sobre isso, do John Owen hoje e gostaria de postar uns conselhos práticos que são passados para aqueles que realmente desejam esta mortificação. Isso só será realmente possível através da atuação do Espírito Santo:

“Em resumo, tudo o que descrevi como sendo o nosso dever √© efetuado, executado e cumprido pelo poder do Esp√≠rito, em todas as partes e n√≠veis. Conforme segue:

1– Somente ele convence, de modo claro e pleno, o cora√ß√£o da iniquidade, da culpa e do perigo da corrup√ß√£o, da concupsi√™ncia ou do pecado a ser mortificado. Sem essa convic√ß√£o ou enquanto ela estiver t√£o fraca que o cora√ß√£o consiga resistir a ela ou absorv√™-la, nenhuma obra eficaz ser√° feita. Um cora√ß√£o incr√©dulo (como todos n√≥s temos, em parte) rejeitar√° qualquer considera√ß√£o at√© ser dominado por convic√ß√Ķes claras e evidentes. Essa obra √© exclusiva do Esp√≠rito Santo: √© ele quem convence do pecado (Jo 16.8). Somente ele pode faz√™-lo. Se as considera√ß√Ķes racionais dos homens, com a prega√ß√£o da letra, tivessem a capacidade de convenc√™-los do pecado, talvez v√≠ssemos mais pessoas convictas do que vemos agora. Pela prega√ß√£o da Palavra, vem uma compreens√£o no entendimento dos homens de que s√£o pecadores, que tais e tais coisas s√£o pecados, que s√£o culpados… No entanto, essa luz n√£o √© poderosa nem afeta os princ√≠pios pr√°ticos da alma a ponto de conformar com eles a mente e a vontade de produzir efeitos apropriados a essa compreens√£o. Por isso, homens s√°bios e cheios de conhecimento, por√©m destitu√≠dos do Esp√≠rito, n√£o acreditam que as a√ß√Ķes e as atitudes que impliquem concupsi√™ncia sejam de fato pecado. Apenas o Esp√≠rito pode realizar, e realiza mesmo, uma obra com esse prop√≥sito. √Č a primeira coisa que o Esp√≠rito faz a fim de levar √† mortifica√ß√£o toda e qualquer conscupsi√™ncia: ele convence a alma de sua iniquidade, repudia todas as desculpas, desmascara suas fraudes, acaba com suas evas√Ķes, responde a seus fingimentos, leva a alma a confessar sua abomina√ß√£o e a submeter-se a esse reconhecimento. Sem fazer isso, tudo o que segue √© em v√£o.

2– Somente o Esp√≠rito revela a plenitude de Cristo para nosso al√≠vio, considera√ß√£o que impede o cora√ß√£o de entrar em caminhos errados e em des√Ęnimo desesperador (2Co 12.8,9).

3РSomente o Espírito coloca o coração na expectativa do alívio por parte de Cristo, o grande e soberano meio de mortificação, conforme já visto (2Co 1.21,22)

4РSomente o Espírito introduz a cruz de Cristo em nosso coração com o seu poder para matar o pecado pois pelo Espírito somos batizados na morte de Cristo. 

5РO Espírito é o autor e consumador de nossa santificação. Oferece novos suprimentos e influência da graça para a santificação, quando o princípio contráro é enfraquecido e abafado (Ef 3.16-18)

6– Em todas as ora√ß√Ķes que a alma dirige a Deus nessa condi√ß√£o, tem o apoio do Esp√≠rito. De onde vem o poder, a vida e o vigor da ora√ß√£o? De onde vem sua efic√°cia para prevalecer com Deus? N√£o prov√©m do Esp√≠rito? Ele √© o “Esp√≠rito de s√ļplica” prometido aos que contemplarem aquele a quem transpassaram (Zc 12.10), que os capacita a orar com gemidos inexprim√≠veis (Rm 8.26). Este √© o grande e reconhecido meio da f√© para prevalecer com Deus. Assim Paulo lidou com a tenta√ß√£o, qualquer que fosse: “…roguei ao Senhor que o tirasse de mim” (2Co 12.8).

РQual é a obra do Espírito na oração?

– De onde e como ela nos ajuda e nos leva a prevalecer?

– O que devemos fazer a fim de desfrutar sua ajuda?

_ Esse s√£o temas que n√£o tenho a inten√ß√£o de examinar por ora… [mas reflita sobre eles]

Por John Owen _ coment√°rios em ¬ī[] = Carol!¬†

Deus abençoe!

An√ļncios

Deixe um coment√°rio

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s