still – tranquilo – покой (2)

Acredito que ultimamente o que mais tenho colocado a Deus em oração é para que eu tenha paciência e perseverança… Preciso de paciência! E desde muito pequena, entendi que quando você pede algo a Deus para que seja moldado em seu caráter, Ele usará situações para que você seja treinado e aprovado. Alguém uma vez me ensinou assim e depois disso, nunca mais esqueci… Talvez, e muito provavelmente, eu tenha tido medo de pedir certas coisas mais ousadas a Deus, preocupada com as tais provas.

Hoje, meditando no livro de Tiago, porque também estou tentando dominar minha pequena língua (e esta carta é ótima para isso), reacendeu esta certeza no meu coração, e o melhor em um momento que estou mais precisando. Como somos mesquinhos… é claro que sempre virá no momento que estamos precisando, ainda que não saibamos que momento é esse: mas Deus é sábio e faz como lhe apraz.

Vamos dar uma olhada aqui: Tiago 1. 2 e 3:

2 – Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo (alegria) o passardes por várias provações,

Fiquei pensando como ter alegria quando passar em uma prova? Não há como fazer isso se você não estiver totalmente ligado em Jesus. Sabe, eu estava muito para baixo, e isso ocorre com alguma frequencia aqui…rs Mas estava realmente desanimada, e quando li isso, fiz essa pergunta acima, que no fundo foi até meio debochada (triste isso). Mas comecei a pensar que você não tem fé ou regozijo na vida se o Espírito Santo não habita em você! Não tem como mesmo… Além disso, quem passa na prova, é o cristão! O ímpio passa dificuldades e tentações, normais a todo ser humano – infelizmente muitas vezes ele tem mais certeza da sua vitória que nós – Porém os cristãos, passam por constantes provas com Deus.

A falta da palavra “quando” nesta frase, indica que as provas não são eventos isolados, mas sim constantes.

3 – sabendo que a prova da vossa fé desenvolve a perseverança.

Ora, já descobri porque não sou paciente. Não é apenas porque não tenho provas: é claro que tenho e em maior ou menor grau TODOS temos. Mas porque não desenvolvo um relacionamento com Deus suficientemente sólido para que o Espírito Santo aja no meu coração dando alegria constante no momento da provação. Porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho. (Hebreus 12:6). 

Além disso:

4 – Ora, a perseverança deve terminar a sua obra, para que sejais maduros e completos, não tendo falta de coisa alguma. 

A imaturidade não adquirida, vem da falta de Espírito e em um coração impaciente… Escrevendo assim parece ser tão fácil, tão simples. É como chegar na praia e olhar aquele mar lindo, é tão precioso (…) até o momento que você entra na água e vem a primeira onda grande. Este é o sentimento: para onde vou? o que faço? Aquele que está mais tranquilo simplesmente espera a onda chegar bem perto e a “fura”, mergulhando dentro e através dela! Que beleza hein: mergulhar na e através da provação. Passar por ela, mas ao mesmo tempo não morrer nela.. E no final, o refrigério de chegar do outro lado! Vou tentar pensar mais nisso… Deus está falando mesmo isso!

Deus quer que sejamos maduros! Maduros! E para chegar a maturidade como cristãos cheios de fé e confiança nEle, precisamos entender que virão provações. Já está chegando aqui o frio na barriga de ver essa imensa onda. Espero poder cantar:

Quando os oceanos se revoltam

Tu és soberano sobre TUDO

Eu ando contigo sobre (e através e nas) águas

TRANQUILO ESTOU POIS SEI QUE ÉS DEUS ♪

Deus abençoe!

Deixe um comentário