salmo 1

Salmos 1

1- Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

РBem- aventurado: Feliz é o homem que não faz essas coisas. Esta felicidade não é um sentimento, porque já sabemos que vivemos por fé  (e fé não é um sentimento), mas é um estado de ser. Ter como base de vida a felicidade.

РTodos nós somos pecadores diante de Deus, mas este texto nos traz a idéia deste tipo de pecador em três ordens diferentes:

√ćmpios: s√£o aqueles que at√© tem temor e entendimento de Deus, mas n√£o vivem segundo os seus preceitos;

Pecador: s√£o aqueles que pecam diante de Deus deliberadamente;

Escarnecedor: é alguém que era ímpio, e começa a pecar deliberadamente (se tornando pecador) e ainda levanta insultos contra Deus.

РAlém disso o texto faz uma progressão acerca de como o ímpio, o pecador e o escarnecedor se comportam diante da vida:

  • Primeiro¬†andam¬†– √© uma met√°fora, n√£o significa andar com os √≠mpios, mas agir como eles, se deixar seduzir pelos padr√Ķes do mundo.
  • Segundo¬†se det√©m¬†– param com os pecadores – estacionam e come√ßam a pecar deliberadamente como eles, vivendo suas vidas como se esse agora fosse o padr√£o.
  • Terceiro¬†se assentam¬†– saiu totalmente dos padr√Ķes de Deus e est√° agora relaxado na roda dos que insultam o seu nome.

Grande problema é que um abismo chama outro abismo: lembrar que é assim também que agimos com o Espírito Santo: primeiro nós o entristecemos, depois nós resistimos a ele e logo em seguida o ignoramos. Isso nos faz cair da graça.

2- Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

Nesta época, a qual os Salmos foram escritos, o povo só tinha o Pentateuco para ler, ou seja, a lei do Senhor compreendida apenas cinco livros e, esse era o prazer deles. Hoje, nós dispomos de toda a Palavra de Deus e não fazemos por onde.

Meditação: característica da mente espiritual.

Рchamado à meditação, quietude

– o deleite dos justos.

Ter prazer: agradar, deliciar ‚Äď em viver pelo padr√£o de Deus

Aqueles que n√£o est√£o fazendo as coisas que o primeiro verso nos adverte, e que tem prazer na lei e nos preceitos do Senhor…

3- Pois ser√° como a √°rvore plantada junto a ribeiros de √°guas, a qual d√° o seu fruto no seu tempo; as suas folhas n√£o cair√£o, e tudo quanto fizer prosperar√°.

√Ārvore: voc√™. Estar√° plantada junto a v√°rias fontes de √°gua (ribeiros), que s√£o as v√°rias faces de Deus que vem sobre voc√™: justi√ßa, miseric√≥rdia, amor, gra√ßa… Isso significa que aquele que est√° firmado nos caminhos do Senhor, o rio de Deus sustenta a sua vida.

Fruto: O Senhor ir√° te frutificar! Conheceremos o verdadeiro crist√£o pelos seus frutos.

Folhas n√£o cair√£o (ou murchar√£o): as suas folhas n√£o ficar√£o velhas ‚Äď ser√° um crist√£o que n√£o ser√° abatido, nem ca√≠do, porque estar√° sempre frutificando.

Precisa ser sustentado pelos Rios de Deus.

Tempo Certo: você pode não estar dando fruto, mas você estará sempre verde,  saudável.

Plantada: Deus a (o) plantou nEle, você é plantado no próprio Senhor e Ele te sustenta.

4- Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.

Moinha: fragmentos mi√ļdos de palha ‚Äď morta. Inseguros.

E é levada pelo vento para qualquer direção: hoje está aqui mas amanhã não está mais.

5- Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.

Subsistir: permanecer.

Haverá um tempo (o juízo) que a justiça de Deus será feita.

A questão dos pecadores na congregação dos justos trata exatamente do joio e do trigo: Como que eu sei diferenciar quem é joio e quem é trigo? Porque não há manifestação do Espírito  no joio.

Porque o OBJETIVO DO EVANGELHO é ser transformado de glória em glória à imagem de Cristo, e se ao há transformação, não há o cumprimento do propósito de Deus na vida daquela pessoa.

6- Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.

Conhece: está familiarizado com. Observa com atenção. Tem intimidade com.

Aquele que anda segundo os preceitos, comandos e sabedoria de Deus, vai ser sempre um crente saudável que frutificará de acordo com o trabalhar do Espírito e por ser conhecido do Senhor, por ter intimidade com Ele, Deus cuidará dos seus caminhos até o dia do juízo. 

An√ļncios

Deixe um coment√°rio

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s